Como funcionam os rollouts no SAP?

Como funcionam os roll-outs no SAP?

Empresas que utilizam o ERP da SAP devem ficar atentos às atualizações da plataforma, para que a gestão do negócio acompanhe os avanços tecnológicos e mantenha uma alta performance.


Mas esta não é a única situação que demanda ajustes e modificações no sistema: quando a empresa decide expandir seus negócios - seja na geolocalização de suas operações ou na diversificação de atividades, aquisições de novas empresas e principalmente colocar nas plantas daqui do nosso país, uma mesma versão que esteja em produção na matriz fora do Brasil - é necessário implementar o chamado rollout de projeto SAP.


Confira abaixo o que você vai encontrar neste artigo:




O que é rollout no SAP?

O rollout em projetos SAP é o ajuste do serviço ou da solução SAP no momento em que a empresa inicia o processo de expansão dos negócios no mercado. Isso não quer dizer que a solução SAP não mais atenda ao negócio, mas que é preciso fazer adaptações para atender às novas necessidades da empresa, ou seja, executar um rollout.


O rollout permite integrar a nova operação ao fluxo de informações já em andamento no ERP da SAP, com os devidos ajustes nas respectivas configurações. Assim, se mantém a agilidade, precisão e controle das operações no ERP SAP na empresa. 

Quando o rollout se faz necessário?

Quando o roll-out se faz necessário?

Entre as situações mais comuns estão:


  • desenvolvimento de novas verticais de atuação, produtos ou serviços;
  • aquisição de outras empresas ou plantas operacionais;
  • divisão, fusão ou expansão do negócio;
  • expansão geográfica nacional ou internacional.

Rollout na prática

Em 2019, a SOLUTIO realizou o rollout do SAP para multinacional alemã na General Cable. O projeto foi resultado da aquisição da General Cable pelo Grupo Prysmian, um negócio de US$ 3 bilhões anunciado em junho de 2018 que uniu as duas gigantes de cabos de telefonia e eletricidade em todo mundo, incluindo as operações no Brasil.


Confira a repercussão na mídia especializada

Como funcionam os rollouts no SAP?

O escopo de um projeto de rollout no SAP pode variar de acordo com as características e objetivos da expansão operacional que está sendo trabalhada.


Em grandes empresas, costuma ser necessário realizar uma estrutura de governança, com templates específicos para essa ocasião. Desta forma, a transferência para outras localizações não inicia do zero — ao começar o procedimento, cerca de 80% do template deve estar preparado para implementação.


Por exemplo: uma empresa sediada nos Estados Unidos está abrindo uma filial no Brasil para iniciar sua operação no país. A SOLUTIO realiza então um assessment (avaliação e estudo criteriosos) do template da empresa antes de adicionar as funcionalidades e procedimentos específicos de RP da Localização Brasil. Assim, o negócio passa a atender às legislações e às exigências contábeis do local. Esses e outros procedimentos facilitam a adequação do sistema já em uso pela a organização.

A NFe e a localização Brasil no SAP

Em todo o mundo o procedimento de compra e venda gera etapas semelhantes dentro dos sistemas de gestão, mas no Brasil existe também a exigência da emissão de nota fiscal eletrônica. O template original da SAP realiza todo o processo anterior à esta etapa. Após a execução de um rollout, é possível incluir a NFe, automatizando todos os processos e seguindo a legislação nacional.


Mas é necessário atualizar também outras partes do SAP para chegar ao objetivo. A implementação da Localização Brasil é a primeira adaptação ao template global, incluindo as obrigações fiscais (SPEDS), imposto de renda, entre outros.


Ao final, toda a operação segue coberta pelo sistema, e todas as interações entre os usuários e a base de dados segue interna ao SAP.


Exemplo de fluxo interno de compra e venda no SAP antes e depois do rollout:


  • cotação de venda;
  • ordem de venda;
  • remessa;
  • documento de transporte;
  • realização de PICKING e PACKING; 
  • realização do despacho da mercadoria;
  • emissão da NFe


Expandir a operação dentro do território nacional também demanda adequações. Por exemplo: uma empresa de São Paulo que esteja visando atuar na Zona Franca de Manaus deve adaptar-se a uma legislação local bem diferente, principalmente na área fiscal.


Etapas de um projeto de rollout:


  • assessment do template global;
  • assessment com a Localização Brasil;
  • Business Blueprint Local;
  • implementação da Localização Brasil nos projetos SAP.

Por que contar com o apoio de especialistas para o projeto de rollout em sua empresa?

Por que contar com o apoio de especialistas para o projeto de roll-out em sua empresa?

O rollout de um projeto no SAP é um procedimento complexo. Por um lado, envolve o entendimento e manutenção de dados e de processos já existentes. Por outro, a adaptação às peculiaridades da nova operação, local ou região. 


O objetivo principal é acrescentar novas camadas ou fontes de dados e interações, evitando a perda de informações e funcionalidades estratégicas. 


Para isso, é fundamental garantir a segurança dos dados e que as novas integrações funcionem adequadamente.. Veja aqui os erros mais comuns:


  • Falta de compreensão do template global;
  • Inadequação de dados da empresa local;
  • Constante de retrabalho no projeto, gerando custos não previstos;


Por isso, a experiência de uma Consultoria SAP especializada pode fazer a diferença - especialmente na área fiscal, já que o Brasil possui o cenário fiscal mais complexo do mundo.

Quando nossos consultores realizam o diagnóstico e desenham um novo projeto de rollout, sempre levam em máxima consideração:


  • Know how do template global;
  • Análise das especificidades da região escolhida;
  • Criação de ecossistemas locais viáveis;


Quer saber mais sobre como implementar o rollout em sua empresa? Entre em contato com a SOLUTIO e fale com nossos consultores!

Share by: