Localização Brasil: os desafios de trazer operações SAP para o país

Localização Brasil: os desafios de trazer operações SAP para o país

Empresas que operam em outros países utilizando ERP da SAP e que estão expandindo suas operações para o país devem ter cuidado com a Localização Brasil. Confira!

Toda empresa que atua no mercado brasileiro em qualquer segmento está cansada de saber: a complexidade fiscal e tributária do Brasil é enorme. E isso é facilmente comprovado em dados: o contribuinte brasileiro leva, em média, 1.501 horas por ano para apurar os tributos, enquanto a média dos países da OCDE é de 158,8 horas anuais, quase 10 vezes menos! O ICMS é o imposto que mais toma tempo das empresas, com 885 horas anuais, segundo dados do relatório anual Doing Business 2020, apurado pelo Banco Mundial.


Nesse contexto, que traz uma série de
desafios adicionais às empresas que buscam se instalar no país, a adoção de uma solução de gestão empresarial que atenda a essa infindável burocracia exige cuidados e custos elevados para que a chamada Localização Brasil - processo para adaptar as funcionalidades da solução às particularidades do país - ocorra de forma assertiva. 


Vamos imaginar o seguinte cenário: uma empresa opera em um determinado país e expande suas operações para o Brasil. Essa empresa já possui uma solução de gestão, por exemplo, da SAP, em sua matriz e necessita adotar a mesma solução no Brasil. Aqui, o desafio: nossa complexa, abrangente e burocrática exigência fiscal e tributária. Esse processo de expansão da solução para diferentes localidades é chamado de
rollout.


Diferente de uma implementação inicial, quando o processo de adoção da ferramenta começa do zero, no caso do rollout a estrutura utilizada globalmente é transferida para o Brasil, mas ainda faltando todas as particularidades do cenário fiscal nacional. O que deverá ser implementado no SAP para atender a este requisito é a Localização Brasil.

Responsabilidades com a Localização Brasil

E aí é que a Localização Brasil assume os desafios referentes à nossa área fiscal, que talvez sejam os mais relevantes, uma vez que esse aspecto é um dos que têm maior destaque, já que sem o recolhimento correto de impostos uma empresa não opera no nosso mercado.
 

Por isso que, no processo de Localização Brasil, compreender a fundo o funcionamento da legislação brasileira quanto ao recolhimento de tributos é fundamental e exige das equipes que estão atuando no projeto de rollout uma atenção especial. Afinal, não se trata apenas de atender às normas do país de origem da empresa, como também adaptar o sistema para operação no Brasil. 

 

O fisco brasileiro exige a emissão de notas fiscais de diferentes modelos, o que é um dos maiores desafios dos projetos de rollout. E não para por aí. Além das exigências do fisco nacional, há as exigências locais, dos estados e municípios, o que aumenta consideravelmente essa complexidade.  As questões de ordem tributária são distintas entre um Estado, isso sem falar nas especificidades de cada prefeitura referentes ao ISS.

Solução embarcada no SAP

De longe, o ERP da SAP é o mais usado por empresas no Brasil. Dados da FGV apontam que 32% das maiores empresas brasileiras usam o sistema da empresa alemã, muitas delas multinacionais. 



Portanto, a adoção do ERP exige atenção e estratégia para mitigar os riscos na gestão fiscal e de dados. Uma das alternativas é investir em soluções genuinamente nativas para manter a empresa longe de riscos de compliance. 


Nesse caso é preciso utilizar soluções que permitam que ambos os sistemas interajam de forma nativa e compartilhem dados, o que pode ser um dificultador da integração de soluções quando os sistemas são externos. 


Por isso, quando falamos de solução embarcada, tratamos de uma integração nativa, onde há a junção de duas soluções conduzidas dentro do SAP. Para a Localização Brasil essa parece ser a opção mais adequada às empresas que precisam de um grau de segurança de dados maior. 

 

A própria SAP orienta a evitar a conexão com outras soluções externas, sendo mais adequada sempre as integrações nativas às próprias soluções SAP. 

Atender às especificidades e complexidades fiscais do nosso país requer das empresas que desejam se instalar por aqui um foco bem direcionado para evitar problemas com a Receita e com multas.

 

Não se pode minimizar essa questão, e um trabalho estratégico de consultoria especializada se faz necessário para que a Localização Brasil seja realizada de forma assertiva sem gerar dores de cabeça futuras.

Agende uma demonstração dos serviços da SOLUTIO
Share by: