PIX poderá acabar com meio de pagamento via cartão de débito

PIX poderá acabar com meio de pagamento via cartão de débito

ATUALIZAÇÃO:  O PIX chegou! Integramos esta nova forma de pagamentos ao sistema SAP

CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO PIX PARA O SAP

Quais as vantagens do Pix para sua empresa?


O Pix, meio de pagamentos instantâneos que permitirá transferências e pagamentos em tempo real, entrará em operação dia 16 de novembro. Criado pelo Banco Central, o Pix promete ser uma alternativa mais barata, rápida e prática em relação aos atuais meios de pagamento, como TED, DOC e boletos bancários. Alguns bancos, inclusive, oferecerão o Pix gratuitamente a seus clientes pessoa jurídica. 


E, ao contrário dessas modalidades de transação, com o Pix as transferências acontecem em questão de segundos, não importando dia, horário e nem instituições financeiras. Até pagamento de funcionários poderá ser realizado por meio do Pix. Para usar o PIX pessoas físicas e jurídicas é necessário fazer o cadastro de sua conta corrente ou poupança em qualquer um dos canais de seu banco. 


Para ampliar a segurança das transações, o Banco Central recomenda o registro de uma chave, que nada mais é que um código que que vai identificar sua conta corrente para as transações. Ou seja, ao invés de informar dados como CPF e conta, basta informar o número da chave - ela pode ser, por exemplo, seu endereço de e-mail, número de CPF, ou mesmo uma chave aleatória, uma sequência de números e letras formada de forma randômica pelo banco. É uma boa opção para quem não quer divulgar dados pessoais. 


As pessoas jurídicas podem registrar até 20 chaves por conta, o que pode contribuir para o organizar o fluxo de pagamentos e recebimentos. De acordo com o Banco Central, o Pix mantém o mesmo padrão de segurança já observado pelas transações financeiras atuais, como TED e DOC, como criptografia. 


Todos os bancos com mais de 500 mil clientes em todo o Brasil deverão abrir cadastro no Pix a partir de 5 de outubro, mas algumas instituições se anteciparam à novidade e já permitem o registro de contas. 


QR Code


A agilidade do Pix vai beneficiar inclusive os negócios de lojistas e prestadores de serviços. É que os pagamentos instantâneos ocorrerão via QR Code. É uma vantagem e tanto em relação às transações feitas em cartão de débito, por exemplo, que demoram cerca de dois dias para serem concluídas. A depender da popularização, o número de maquininhas de cartão em cima do balcão deverá cair bastante ao longo do tempo. 


Serão dois tipos de QR Code: o dinâmico e o estático, e ambos podem ser gerados no próprio banco em que o empresário tem conta. No caso do estático, ele é gerado uma vez só e pode ser usado em várias operações, basta que seja apresentado ao comprador - o preenchimento do valor a ser pago é feito manualmente. Já o dinâmico já traz automaticamente do valor da transação. 


Com todas essas características, o Pix promete ser uma importante ferramenta para baratear e agilizar os processos de cobrança e pagamento de sua empresa.


Que tal analisar as vantagens de adotar a ferramenta?

Share by: