Prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda é adiado

Prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda é adiado

Através da Instrução Normativa RFB nº 2.020 publicada no DOU nesta segunda-feira, 12, a Receita Federal estendeu o prazo de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda das Pessoas Física 2021. A data limite, que antes era dia 30 de abril, passou para 31 de maio e também se aplica ao pagamento da primeira cota do imposto.


Mais uma vez, o objetivo da prorrogação é amenizar as dificuldades que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) impõe e diminuir o número de contribuintes nas unidades de atendimento.


Contudo, vale destacar que, apesar do prazo de entrega ser maior, o cronograma de pagamento das restituições se mantém. Assim, quanto antes a declaração for enviada, mais rápido ocorrerá a restituição do imposto de renda.


Outro ponto que merece atenção é sobre o pagamento através de débito automático. O contribuinte que desejar utilizar esse meio, deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Após essa data, o pagamento da 1ª cota será somente através do DARF, que é gerado pelo próprio programa da Receita Federal. 



Fonte: Receita Federal

Share by: