Rollout no SAP: por que a área fiscal é uma das mais importantes?

Imagem com logo da SOLUTIO e uma calculadora e moedas em cima da mesa

Entenda porque as demandas da área fiscal são os maiores desafios enfrentados pelas empresas nos projetos de rollout.

Quando falamos em rollout, nos referimos aos projetos de implementação de soluções que são implementados em um local e, posteriormente, expandidos para localizações diferentes. Um exemplo clássico é o de uma empresa que opera somente num determinado país e se torna uma multinacional, ampliando sua atuação para outros países.


No caso do rollout no SAP, toda a operação se traduz na reutilização e na expansão do ciclo existente, com a implementação dos processos de negócios num novo local, seja cidade, estado ou país.


Desse modo, enquanto na implementação inicial é necessário analisar todos os requisitos da empresa partindo do zero, no rollout somente os requisitos locais são levados em conta.


Porém, o principal desafio do rollout são justamente os aspectos locais referentes à área fiscal, e também os mais importantes. Pois disso depende toda a operação, uma vez que o funcionamento da empresa está condicionado ao pagamento dos tributos e impostos.



Nesse sentido, entender e respeitar as especificações da legislação tributária, sobretudo no Brasil, tende a exigir uma atenção maior ao realizar um projeto de rollout. Pois além de atender às normas de origem, também é preciso adequar o sistema para a demanda local.

Desafios da área fiscal para o rollout no SAP

O maior desafio do rollout no SAP está relacionado com a área fiscal.

 

A exigência de emissão de notas fiscais de diferentes tipos que o mercado brasileiro impõe é um dos quesitos mais desafiadores dos projetos de rollout, que devem incluir esta etapa, automatizando os processos conforme a legislação nacional e, mais do que isso, adaptando aos formatos locais.

 

No caso de empresas multinacionais, o rollout no SAP deve prever a implementação da Localização Brasil como forma de adaptar o template global.

No entanto, mesmo empresas de operação nacional, precisam atender à demanda fiscal de estados e municípios, que variam bastante.



Veja a seguir os pontos críticos que demandam mais atenção e mostram a importância da área fiscal nos projetos de rollout:

Complexidade fiscal regional

Por exemplo, uma empresa que tem sua matriz instalada no Rio Grande do Sul, mas está em fase de expansão para São Paulo, deve estar atenta às questões tributárias, que são diferentes de um estado para outro. Isso sem contar as particularidades municipais, referentes ao ISS.



E apesar dos benefícios que as empresas que utilizam as soluções SAP encontram, principalmente porque é possível dar continuidade ao formato de negócio, a integração das particularidades regionais para o rollout no SAP deve ser realizada com foco nas questões fiscais.

Risco de multas

Ao expandir a operação e não ter atenção com as obrigações fiscais de acordo com as novas exigências e regras locais, a empresa corre o risco de sofrer multas e sanções pela ausência de pagamentos de tributos obrigatórios. Por isso, os projetos de rollout no SAP devem automatizar todos os processos relativos a impostos e emissão de informações.

Adequação de prazos, datas e códigos

Cada localidade possui suas particularidades referentes a data de envio de dados fiscais, prazos de pagamento dos tributos e códigos. Por exemplo, a questão nas Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas, que variam conforme o município, onde as regras são definidas pela prefeitura.



Assim, tanto para empresas prestadoras, mas principalmente para as tomadoras de serviço, esse é um ponto bastante crítico para o rollout.

Por que contar com uma consultoria especializada para projetos de rollout no SAP?

Um projeto de rollout envolve várias etapas e análises que tornam o processo complexo, especialmente na área fiscal, como vimos até aqui.


Pelo fato de envolver muitas peculiaridades que exigem adaptação às regras locais, é recomendado que a manutenção dos dados seja realizada por uma empresa especialista em soluções SAP. Assim, é possível evitar a perda de informações e o comprometimento de funcionalidades estratégicas do sistema.



Ao contar com a consultoria de profissionais especializados, é possível garantir que, ao final da implementação, toda a operação estará dentro dos padrões locais, de acordo com as normas de governança e compliance necessárias.

Fale com um de nossos consultores
Share by: