Soluções Fiscais SAP - Diferenças entre o TDF e o ACR

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Entenda o que diferencia o TDF e o ACR e como determinar qual das soluções SAP melhor se adequa ao seu cenário fiscal.

Há alguns anos, mudanças e atualizações feitas pela SAP em suas principais soluções fiscais geraram especulações sobre a descontinuação do TDF.


O que originou esse boato foi a necessidade identificada pela SAP de investir em uma solução fiscal modular para uso global, que deu origem ao ACR Brazil Option, uma versão embarcada no S/4HANA capaz de atender o cenário fiscal brasileiro.


A partir daí, explicar as diferenças entre TDF e ACR tornou-se uma necessidade. Afinal, é necessário fazer uma migração do ECC para o S4? As soluções funcionam a partir de quais bancos de dados? Como saber qual delas é indicada para o perfil da minha empresa?



Todos estes questionamentos serão respondidos a seguir. Acompanhe!

Principais diferenças entre TDF e ACR

Para que possamos elucidar alguns pontos-chave deste comparativo, é importante lembrar que o TDF foi desenvolvido pela SAP Brasil, por profissionais que compreendem e estudam a complexidade do cenário fiscal e tributário do Brasil. Não à toa, pois somos o país onde as empresas dedicam a maior quantidade de horas para apurar, declarar e pagar seus impostos.

Principais diferenças entre TDF e ACR

Contudo, o TDF é uma plataforma bastante robusta e dinâmica, mas que consequentemente, demanda um investimento muito elevado. Por isso, o ACR localização Brasil é uma alternativa viável para empresas brasileiras que desejam implementar o S4/HANA. 



Portanto, podemos dizer que as principais diferenças entre TDF e ACR estão na flexibilidade da adaptação do SAP à realidade fiscal brasileira, e no patamar de investimento necessário.

Ao passo que o TDF possui um dinamismo maior, funcionando como um “
side car” – que roda tanto no ECC quanto no S4/HANA, o ACR funciona apenas no S/4HANA, onde também existe a necessidade de add-on para o ACR e não está disponível para o ECC, por exemplo.

TDF e ACR

Em contrapartida, o ACR possui um custo menor e pode ser interessante para organizações que demandam menor volume de dados. 

Soluções fiscais diferentes para perfis de empresas diferentes

Apesar de o ACR, enquanto solução global, ter sido adaptado para o cenário fiscal brasileiro, suas semelhanças ao TDF param por aí. Mesmo que ambas se pareçam no escopo de atendimento, vale frisar que são soluções com coberturas diferentes para perfis de clientes bastante distintos.



Enquanto o TDF atende uma demanda operacional com larga volumetria na estruturação de dados fiscais, o ACR é voltado para operações menos complexas. 


Por outro lado, muitas empresas já utilizam o SAP ECC e não têm acesso ao ACR, já que este roda somente na versão S4 do SAP. Para estas empresas, a recomendação é avaliar se o escopo da área fiscal justifica o investimento no TDF, ou se uma solução fiscal embarcada ao ECC pode atender à demanda com redução de custos.

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No caso de empresas que já utilizam ACR global embarcado no S4/HANA e estão expandindo suas operações para o Brasil, o rollout exige o licenciamento e a implementação da localização ACR Brazil Option. 



Ao manter a utilização do framework global, a empresa facilita o gerenciamento de todas as operações, e pode ainda contar com uma solução fiscal adicional para automatizar mais etapas e reduzir os custos da operação fiscal no Brasil.

Licenciamento e utilização

As empresas que já utilizam o SAP global e possuem operações em diversos países, tendo, inclusive, o ACR disponível, não estão automaticamente liberadas para uso da nova versão. Mesmo sendo uma solução global, o sistema possui um conteúdo direcionado para cada país. Assim, o escopo brasileiro necessita de um licenciamento específico.


Vale lembrar que, diferente do TDF, o ACR Brazil Option é uma adaptação do framework global. Portanto, não se trata de uma solução originalmente desenhada para o complexo sistema tributário do Brasil. 



Por isso, muitas empresas optam pela implementação de uma solução fiscal embarcada ao SAP, que automatiza etapas como a inserção de dados a partir das notas de entrada e saída (MIGO e MIRO), a determinação dos códigos IVA ou garantem o compliance fiscal.

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