Tax as a Service ou BPO? Entenda as diferenças

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Conheça os serviços oferecidos pelo Tax as a Service e pelo BPO e entenda quais são as diferenças entre as duas soluções.

Aumentar a produtividade, reduzir custos, alavancar a lucratividade... Essas são apenas algumas das razões para as empresas estarem cada vez mais interessadas no BPO Fiscal (Business Process Outsourcing), que em tradução livre significa “terceirização dos processos de negócios”. Ultimamente, um novo serviço conhecido como Tax as a Service (TaaS) também vem ganhando certa notoriedade. Entretanto, é importante conhecermos as diferenças entre essas duas soluções.


O BPO Fiscal já não é uma novidade. Trata-se de uma solução estratégica que auxilia a companhia a dedicar mais tempo ao seu objetivo principal (core business). Afinal, com a terceirização de alguns processos do escopo fiscal, é possível aperfeiçoar o processamento das informações e o cruzamento de dados por meio de análises e relatórios que são disponibilizados diariamente. Quer ficar por dentro de todos os detalhes sobre este tema? Clique aqui.


Vale ressaltar que a indicação é que nem todos os processos fiscais sejam terceirizados. O ideal é que o Planejamento Tributário e a Inteligência Fiscal, por exemplo, permaneçam sob comando da empresa, com o BPO sendo utilizado apenas para processos operacionais. E é aí que fica a principal diferença com o Tax as a Service.

Por que o BPO é diferente do Tax as a Service?

O filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin e seu círculo de estudiosos afirmavam que a língua é viva. Para eles, a língua é viva porque é um diálogo contínuo entre os sujeitos sociais e, então, está sujeita aos processos normais pelos quais passam todos os seres vivos: existem palavras que nascem, algumas se modificam e outras morrem.


Mas, afinal, o que isso tem a ver com o BPO Fiscal e o TaaS? Bom, na verdade quase tudo. Isso porque essas duas soluções são muito próximas, já que ambas oferecem a terceirização dos processos fiscais do negócio. A diferença está na dependência que o modelo TaaS gera em relação ao fornecedor.


Algumas empresas já utilizavam o termo TaaS para descrever seu modelo de trabalho, no qual o cliente terceiriza toda a área fiscal, deixando inclusive seus registros e inteligência fiscal nas mãos da prestadora de serviço.


Acontece que, com cada vez mais empresas adotando o modelo de assinatura, que no mercado de tecnologia popularizou o termo SaaS (Software as a Service), outros nichos passaram a adotar nomenclatura parecida. 



Na área fiscal, o termo TaaS passou então a ser disputado. Com isso, algumas empresas aproveitaram a oportunidade para afirmar que ofereciam este determinado serviço, já que o termo estava sendo muito bem utilizado no mercado. Porém, a tarefa oferecida era, na verdade, a mesma do BPO.

Mas, então, qual a real diferença entre esses serviços? Como já dito anteriormente, o BPO é um
processo de outsourcing que melhora os processos internos, mas mantém os dados em posse do cliente, dentro do ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável às informações da empresa.


Já a implementação do Tax as a Service no SAP, por outro lado, é feita de modo que os cálculos dos tributos sejam realizados em um serviço totalmente externo que “se apossa” dos dados do cliente, que acaba se tornando extremamente dependente do serviço a longo prazo, o que pode virar um problema no futuro.

Portanto, é importante entender qual o grau de terceirização desejado para a sua empresa, já que a nomenclatura do tipo de serviço pode levar ao erro.

Vantagens do BPO para a área fiscal

Primeiramente, é importante relembrar que o Brasil é o país que mais exige tempo para o pagamento de impostos, segundo informações divulgadas pelo Banco Mundial. De acordo com o levantamento, o tempo médio mundial para declaração é de 325 horas, enquanto a média brasileira é de 2600 horas.


Esse é um dos motivos para o BPO Fiscal ganhar cada vez mais força, já que o serviço vira uma excelente opção para as empresas focarem no aumento da produtividade, na otimização dos processos e na redução de custos. Em meio a um mercado cada vez mais competitivo e exigente, concentrar-se na atividade principal da companhia é essencial.


Abaixo, confira algumas vantagens oferecidas pela solução:


  • implantação de novos processos e tecnologias que reduzem os custos internos;
  • maior controle na transformação de custos fixos em custos variáveis;
  • redução de erros nas declarações e, consequentemente, do risco fiscal;
  • emissão automatizada de relatórios.



 E na sua empresa, o BPO Fiscal já é uma realidade? 


Se você deseja saber mais sobre as soluções disponíveis, fale com a gente!

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