Você conhece os diferentes tipos de BPO?

BPO Fiscal como estratégia de compliance

O BPO pode ser um grande aliado da sua companhia, pois consiste em contar com o suporte de uma empresa especializada que assumirá processos ou áreas que não estejam ligados diretamente ao core business. Veja como funciona.


Você já deve ter ouvido falar de BPO. Business Process Outsourcing, na prática, significa terceirização de processos do negócio, ou seja, contar com uma empresa prestadora de serviços para tarefas internas do negócio.


No cenário atual, em que é exigido das empresas
agilidade, competitividade e eficiência para se adaptar à forte concorrência do mercado e às novas exigências dos clientes, o BPO é uma alternativa funcional e eficaz para agilizar processos, dando espaço para a empresa ter um foco maior na estratégia do negócio


O BPO pode abranger rotinas de áreas como marketing, atendimento e suporte ao cliente, gestão de RH e mídias sociais, dentre várias outras que não estejam diretamente ligadas ao negócio da empresa. 

Mais do que uma simples terceirização

O Business Process Outsourcing vai além de uma simples terceirização, consultoria ou mesmo assessoria. A empresa responsável por assumir essas áreas e processos precisa analisar os processos do negócio, estudando de que forma é possível ajudar por meio de uma reestruturação de rotinas e processos conforme a demanda que a empresa tenha. 


Em síntese, o
outsourcing é uma maneira simples de a empresa aumentar a competitividade no mercado, tendo suas demandas internas atendidas a contento, com eficiência. O sucesso desse modelo de negócio tem sido tanto, que vários segmentos têm adotado o BPO. 


Mais do que isso, o BPO já é uma tendência que vem se consolidando e se transformando em um ganho estratégico para as empresas que enfrentam uma competitividade cada vez mais acirrada. Ao contratar um BPO, o que as empresas querem é contar com um serviço especializado que assuma uma área ou uma atividade relevante.

Categorias e tipos de BPO

São duas as categorias em que o BPO pode ser adotado na empresa: back office (atividades internas como gestão de RH, compras, fiscal) e front office, que abrange serviços de atendimento ao cliente, marketing e SAC, dentre outros. 


Na área
Contábil/Fiscal, Financeira e RH o serviço de outsourcing envolve a  gestão de contratos, normas fiscais, tributárias e aditivos. Já na parte de RH abrange folha de pagamento, ponto eletrônico, gestão de benefícios. Além disso no Financeiro, notas de entrada e saída, movimento bancário e compliance fiscal, fluxo de caixa, dentre outros. 


Em
TI, o BPO cuida do gerenciamento dos processamentos dos dados e informações e disponibiliza equipe especializada para dar suporte a esta área. 

Já em Marketing, o BPO pode atuar no desenvolvimento de estratégias, campanhas, estudo de mercado, concorrência, criação e desenvolvimento de eventos, fornecedores, dentre outras atividades. 

BPO na área Fiscal

Nessa área o foco do BPO é atuar junto as atividades operacionais. Com o outsourcing de vários processos no escopo fiscal  é possível melhorar o processamento das informações e o cruzamento de dados com análises e relatórios disponibilizados diariamente, o que permite um ganho muito importante na tomada de decisões. 


Esses são apenas alguns dos ganhos do BPO na área Fiscal. Mais detalhes você tem
acessando este link.

Vantagens

São vários os benefícios gerados por um serviço de outsourcing, com destaque para a redução de custos operacionais. Com o BPO, as empresas contam com um serviço especializado. Além disso, ao direcionar o foco para cada demanda, a empresa de BPO consegue oferecer um serviço mais eficiente e com menor custo do que o contratante possui com funcionários próprios, por exemplo. 


Outra vantagem do BPO é a possibilidade do
foco no negócio. Com o outsourcing, os gestores podem direcionar energias para o core business, o que impacta nos resultados da empresa.  Isso porque, ao não cuidar de detalhes coadjuvantes à operação, os gestores têm condições de focar nas estratégias de competitividade do negócio. 

Produtividade

Produtividade é outro ganho gerado pelo BPO. Isso porque as áreas terceirizadas passam a ter mais qualidade, com padrões operacionais remodelados, o que traz ganhos no atendimento a clientes e reduz tempo de resposta às demandas.

Cuidados na contratação

Contar com o serviço de BPO requer alguns cuidados, especialmente na contratação. Afinal de contas, a empresa que irá assumir áreas ou processos precisa ter expertise e experiência comprovada. 


É preciso fazer uma análise do seu negócio, definir os objetivos e, a partir daí, pesquisar as empresas com expertise que oferecem o serviço no mercado. Outro cuidado é estabelecer indicadores de desempenho para os serviços contratados, de modo a ter ferramentas de avaliação constantes.

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