Inbound NFe: como melhorar os processos de recebimento?

Saiba mais sobre Inbound NFe e como tornar o processo de recebimento de documentos mais simples e seguro.

Cofins/PIS-Pasep: PGFN orienta sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições

Inbound NFe consiste no recebimento físico e fiscal da nota fiscal eletrônica emitido pelos fornecedores, ou mesmo pelos clientes nos casos em que há necessidade de devolução de vendas.


A partir do recebimento da DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), é possível conferir se a nota fiscal está devidamente autorizada pela Secretaria da Fazenda, comprovando que o fornecedor emitiu o arquivo XML da NFe. Com esta verificação, os dados de entrada da mercadoria podem finalmente ser inseridos no ERP.


No entanto, para realizar o processamento das NFe Inbound é necessário o envolvimento de diversos departamentos da empresa, tais como logística, fiscal, compras, contábil, financeiro, produção, entre outros.


Portanto, este é um processo importante, sendo necessário realizar um controle minucioso das informações, o que pode ser alcançado através da automação dos processos de Inbound NFe.

Desafios e criticidade dos processos de recebimento e escrituração manuais

A complexidade do sistema tributário brasileiro e a burocracia imposta pelas legislações exigem que as áreas financeiras e contábeis das empresas, sobretudo as de grande porte, façam um esforço extra para manter a conformidade dos recebimentos fiscais de rotina.


Isso porque, além de haver a necessidade de inserir diversas informações de modo manual no SAP, também é preciso que as equipes estejam atentas à escrituração da documentação de NFe inbound, conforme são emitidas pelos fornecedores, de modo que seja feita a apuração correta dos impostos. Do mesmo modo, os documentos XML devem ser armazenados adequadamente para que toda a operação esteja de acordo com as exigências da legislação fiscal.


Nesse sentido, o desafio das empresas é garantir que, diante de processos manuais, as falhas e erros sejam mitigados o máximo possível. Junto a isso, soma-se a busca por aumento da produtividade, fazendo com que a organização ganhe em competitividade num mercado cada vez mais exigente e disputado.

Entretanto, manter os processos de ordem fiscal e tributária sem o auxílio da tecnologia encontrada nos sistemas de gestão pode trazer prejuízos para a empresa, à medida que os riscos de inconformidade aumentam.


Assim, mesmo que a equipe responsável pelo Inbound NFe possua conhecimento suficiente sobre as regras tributárias e a área fiscal, a falta de uma solução que automatize os processos de entrada de dados das notas de recebimento do SAP apresenta muitas desvantagens. Entre elas, podemos citar erros nos pedidos de compra, escrituração inadequada, problemas na contabilização de impostos, entre outros.



Como consequência, há um aumento das chances de incidir penalidades fiscais em auditorias realizadas pelo Fisco ou, até mesmo, no ato da declaração do IRPJ.

Vantagens da automação de Inbound NFe

A rápida e constante evolução da tecnologia aplicada aos sistemas de gestão traz inúmeras vantagens para as áreas tributária e fiscal, uma vez que esses processos envolvem um grande volume de dados sensíveis.

 

Desse modo, o desenvolvimento de sistemas que entregam soluções de automação trazem oportunidades significativas de melhoria interna, mas que também refletem na relação com fornecedores, como no caso do Inbound NFe.



Para este tipo de operação, a automação das notas de entrada disponibiliza o processamento automático de NFe Inbound (XML), o recebimento e a validação de CTe e a efetuação automática dos processos fiscais envolvidos no recebimento de mercadorias, sem que haja qualquer tipo de digitação ou intervenção manual.

TOTAL INBOUND: como a solução SOLUTIO pode ajudar sua empresa

TOTAL INBOUND - SOLUTIO

Entre as soluções da SOLUTIO voltadas para área fiscal, o SAP TOTAL INBOUND foi pensado para otimizar o fluxo das notas fiscais eletrônicas, garantindo o recebimento dos XMLs no ERP SAP, automatizando o processo de entrada física e fiscal de mercadorias, CTe, NFSe, Contas de Consumo entre outros documentos.


Todo o sistema foi desenvolvido em ABAP, com "namespace" próprio, nativo no ERP SAP ECC ou S/4 Hana, o que mantém a padronização de tecnologia. 


Dentro do SAP TOTAL INBOUND são atendidos os seguintes processos:


  • Nota Fiscal eletrônica de mercadoria, transferências, recebimento e retorno;
  • Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe);
  • Manifesto do Destinatário eletrônico (MDe);
  • Nota Fiscal eletrônica de Serviços (NFSe);
  • Contas de consumo de água, energia e telecomunicações.



Desse modo, a solução TOTAL INBOUND da SOLUTIO torna o processo de recebimento de documentos fiscais mais rápido, simples e inteligente, proporcionando mais segurança e confiabilidade nas informações.


Se você busca melhorar os processos fiscais de Inbound NFe da sua empresa e deseja saber mais sobre o SAP TOTAL INBOUND,
acesse o site e entre em contato com nossos consultores!

Share by: